sol

Gaúcha de Tramandaí, Solange Barbosa de Almeida fez sua carreira profissional na área da Educação e da Cultura, graduada em História pela Universidade de Ijui, trabalhou como professora de História e Geografia, em diversas escolas de Tramandaí e Imbé.

Foi diretora da escola General Luiz Dêntice, em Tramandaí, de 2001 a 2003, nesse período foi construída a primeira sala de informática do município e o Ginásio de Esportes da Escola.

Foi diretora do Centro Educacional, em Tramandaí, de 2006 a 2011, projeto que visava atender mais de 700 crianças por semana, no turno inverso, com diversas oficinas, tais como, dança, teatro, música, artesanato e reciclagem, hotelaria, inglês, espanhol, capoeira, karatê, jiu-jitsu, meio ambiente, brinquedoteca, etc.

É apaixonada pela escrita e pela leitura, em 1999, publicou seu primeiro livro “Somente para ti”, um livro de poesias, crônicas e sonetos, nesse mesmo ano lançou o livro na 45ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Em 2008 participou do livro “Mulheres e asas: Borboletas em verso”, uma coletânea de poesias e contos de mulheres gaúchas, organizado pela Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e fez sua sessão de autógrafos na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Em 2009 e 2010, novamente foi convidada para participar da coletânea organizada pela ASSERS com os livros “Alma Feminina em Prosa e Verso” e “Mulher, Mistério e Sedução” onde autografou na Feira do Livro de Porto Alegre, nas dependências do Memorial do Rio Grande do Sul.

Participou das Antologias III, IV, VI e VII como membro da Academia dos Escritores do Litoral Norte Gaúcho, que é desde 2011.

Escreveu em diversos jornais da região sobre Educação e Cultura.

Em 2009 foi homenageada pelo município de Imbé, como Escritora Destaque na Semana Cultural.

Em 2011 foi patrona da II Feira do Livro de Inverno de Tramandaí.

Também em 2011 lançou o livro Aos ventos do mar e da Lagoa, resultado de uma oficina ministrada pelo escritor Alcy Cheuiche, juntamente com escritores do Litoral Norte.

Em 2013 assumiu o Departamento de Cultura de Tramandaí, onde realizou resgates de vários eventos culturais do município, como Feira do Livro de Tramandaí na praça Leonel Pereira, Pealo do Canto Xucro, Arte e Brilho dos Santos Reis, criou o projeto de Lei do Fundo de Apoio a Cultura, reuniu depois de muitos anos, o Conselho Municipal de Cultura.

Em 2014, 2015 e 2016 coordenou o Projeto Jovens do Mar, projeto, que visava a Prevenção ao uso indevido de Drogas, onde 6O jovens das escolas municipais, entre 10 e 15 anos, eram selecionados pelas escolas e juntamente com seus pais participavam de várias oficinas e palestras, na preparação para fazer a multiplicação do que haviam aprendido.

A professora, escritora e historiadora também é formada em Arqueologia pela Universidade de Passo Fundo, e pretende após encerrar suas atividades como servidora municipal, atuar na área da Arqueologia acadêmica e de contrato.

Solange, Sol Barbosa como gosta de ser chamada, tem dois filhos que são sua grande paixão, Jorge e Paulo.

É membro Efetivo, ocupante da cadeira número 6, que tem como patrono Benito Izolan, da Academia de Escritores do Litoral Norte.

Produção bibliográfica:

ALMEIDA, Solange Barbosa. Somente para Ti. Porto Alegre: Editora Pallotti, 1999, 82 p.

In BRAZIL. Angelita Vargas; ZIEGLER, Lilian (org.). Mulheres e Asas: Borboletas em Verso. Porto Alegre: ASSERS. 2008. p. 78 a 81.

In BRAZIL. Angelita Vargas; ZIEGLER, Lilian (org.). Alma Feminina em Prosa e Verso. Porto Alegre: ASSERS. 2009. p. 88, 89.

In BRAZIL, Angelita Vargas; ZIEGLER, Lilian (org.). Mulher, Mistério e Sedução. Porto Alegre: ASSERS, 2010, p.67.

ALMEIDA, Solange Barbosa. Antologia III, Academia dos Escritores do Litoral Norte, Editora Secco, 2011, p.77 a 81.

ALMEIDA, Solange Barbosa. Aos Ventos do Mar e da Lagoa. Organização de Alcy Cheuíche, Academia dos Escritores do Litoral Norte RS. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), p. 103 a 111, 2011.

ALMEIDA, Solange Barbosa. Antologia IV, Academia dos Escritores do Litoral Norte, Editora Evangraf, 2014, p.67 a 71.

ALMEIDA, Solange Barbosa. Do Nosso Jeito, Academia dos Escritores do Litoral Norte, Gráfica RJR, 2017, p. 86 a 91.

ALMEIDA, Solange Barbosa. Literatura, Vento e Mar, Academia dos Escritores do Litoral Norte, Gráfica RJR, 2018, p. 129 a 132.

 

Contato:
solangeba_24@hotmail.com
http://solangebarbosa-sol.blogspot.com
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/solangebarbosa