Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, no array or string given in /home/aeln/www/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Mariza Simon dos Santos

Professora Mestra em História da Cultura Brasileira, nascida em Carazinho em 17 de novembro de 1937, onde residiu 42 anos. Licenciatura em História e Educação Artística, graduação em Piano (instrumento) e História da Arte ; pós-graduação em Educação. Casada com Avelino Pedro dos Santos (contabilista) com quatro filhos e cinco netos. Trabalhou por muitos anos na Escola Estadual de 2.º Grau J. B. Sorg em Carazinho, dirigindo o Coral e a Banda. Presidente da Associação Cultural de Caraziunho.
Transferindo residência para Porto Alegre (1978) lecionou no Colégio Estadual Rio Branco e após, com cedência, trabalhou na Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do Estado, assumindo diversos cargos diretivos na Secretaria da Cultura (1979-1994). Na assessoria de Barbosa Lessa instalou Polos Culturais nas cidades rio-grandenses e dedicou-se à preservação do patrimônio histórico-artístico do Rio Grande do Sul. Professora na PUCRS, no curso de Jornalismo-FAMECOS.
Membro do Conselho Municipal de Cultura em Carazinho, do Conselho Estadual de Cultura em Porto Alegre e Presidente do Conselho Mun.de Cultura e Patrimônio Histórico de Capão da Canoa; atualmente conselheira do COMUC.
Por motivos de saúde, há dez anos transferiu residência para Capão da Canoa, onde se dedica à promoção, divulgação e pesquisa da história do município e às atividades culturais da Casa de Cultura Érico Veríssimo e Casa do Artista Caponense.

Contato:
marizae.simon@terra.com.br

Proução bibliográfica: 

SANTOS, Mariza Simon dos. Levantamentos dos patrimônios histórico-artísticos na região do rio Uruguai. In: Programa para o Salvamento do Patrimônio Histórico-Cultural do Rio Uruguai:Relatório 1988/1989,vol.1, tomo III. Porto Alegre: PUCRS-Museu de Ciências,1990.

SANTOS, Mariza Simon dos. Preservação do Patrimônio Cultural: A Restauração dos Murais de Aldo Locatelli. In: Estudos Tecnológicos.Arquitetura 16 e 17,vol.XIII. São Leopoldo: Unisinos, 1990.

SANTOS, Mariza Simon dos. A Preservação do Patrimônio Cultural. In: Gravataí no contexto artístico e literário do Rio Grande do Sul-Anais do III Simpósio Estadual. Gravataí, SMEC/Departamento Cultural,1990.

SANTOS, Mariza Simon dos. Honório Lemes:Um líder carismático- Relações de poder no RS -1889 a 1930. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1998.

SANTOS, Mariza Simon dos Santos. Ensaios. In.Caosótica-Revista de Letras-ArtesCiências. Anos 1 a 5, nºs 1 a 19. A.Soares (editor). Porto Alegre: Caravela. 2005 a 2009.

SANTOS, Mariza Simon dos. Origens de Capão da Canoa -1920-1950. Porto Alegre: EST.editora, 2005.

SANTOS, Mariza Simon dos. Um estudo de caso: a Identidade Açoriana no Rio Grande do Sul. In: António Soares, Margarida Nunes (org.). Autores Gaúchos 2007. Porto Alegre: Caravela, 2007.

SANTOS, Mariza Simon dos. Contribuição açoriana para a posse efetiva do território riograndense. In. COSTA, D., FERNANDES, J., BRAGA, S. (Coord.). Antologia – Academia de Escritores do Litoral Norte Gaúcho. Florianópolis, SC: Secco, 2009.