Mariza Simon dos Santos

Professora Mestra em História da Cultura Brasileira, nascida em Carazinho em 17 de novembro de 1937, onde residiu 42 anos. Licenciatura em História e Educação Artística, graduação em Piano (instrumento) e História da Arte ; pós-graduação em Educação. Casada com Avelino Pedro dos Santos (contabilista) com quatro filhos e cinco netos. Trabalhou por muitos anos na Escola Estadual de 2.º Grau J. B. Sorg em Carazinho, dirigindo o Coral e a Banda. Presidente da Associação Cultural de Caraziunho.
Transferindo residência para Porto Alegre (1978) lecionou no Colégio Estadual Rio Branco e após, com cedência, trabalhou na Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do Estado, assumindo diversos cargos diretivos na Secretaria da Cultura (1979-1994). Na assessoria de Barbosa Lessa instalou Polos Culturais nas cidades rio-grandenses e dedicou-se à preservação do patrimônio histórico-artístico do Rio Grande do Sul. Professora na PUCRS, no curso de Jornalismo-FAMECOS.
Membro do Conselho Municipal de Cultura em Carazinho, do Conselho Estadual de Cultura em Porto Alegre e Presidente do Conselho Mun.de Cultura e Patrimônio Histórico de Capão da Canoa; atualmente conselheira do COMUC.
Por motivos de saúde, há dez anos transferiu residência para Capão da Canoa, onde se dedica à promoção, divulgação e pesquisa da história do município e às atividades culturais da Casa de Cultura Érico Veríssimo e Casa do Artista Caponense.

Contato:
marizae.simon@terra.com.br

Proução bibliográfica: 

SANTOS, Mariza Simon dos. Levantamentos dos patrimônios histórico-artísticos na região do rio Uruguai. In: Programa para o Salvamento do Patrimônio Histórico-Cultural do Rio Uruguai:Relatório 1988/1989,vol.1, tomo III. Porto Alegre: PUCRS-Museu de Ciências,1990.

SANTOS, Mariza Simon dos. Preservação do Patrimônio Cultural: A Restauração dos Murais de Aldo Locatelli. In: Estudos Tecnológicos.Arquitetura 16 e 17,vol.XIII. São Leopoldo: Unisinos, 1990.

SANTOS, Mariza Simon dos. A Preservação do Patrimônio Cultural. In: Gravataí no contexto artístico e literário do Rio Grande do Sul-Anais do III Simpósio Estadual. Gravataí, SMEC/Departamento Cultural,1990.

SANTOS, Mariza Simon dos. Honório Lemes:Um líder carismático- Relações de poder no RS -1889 a 1930. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1998.

SANTOS, Mariza Simon dos Santos. Ensaios. In.Caosótica-Revista de Letras-ArtesCiências. Anos 1 a 5, nºs 1 a 19. A.Soares (editor). Porto Alegre: Caravela. 2005 a 2009.

SANTOS, Mariza Simon dos. Origens de Capão da Canoa -1920-1950. Porto Alegre: EST.editora, 2005.

SANTOS, Mariza Simon dos. Um estudo de caso: a Identidade Açoriana no Rio Grande do Sul. In: António Soares, Margarida Nunes (org.). Autores Gaúchos 2007. Porto Alegre: Caravela, 2007.

SANTOS, Mariza Simon dos. Contribuição açoriana para a posse efetiva do território riograndense. In. COSTA, D., FERNANDES, J., BRAGA, S. (Coord.). Antologia – Academia de Escritores do Litoral Norte Gaúcho. Florianópolis, SC: Secco, 2009.