Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, no array or string given in /home/aeln/www/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
out 31, 2021 - Últimas Notícias    Sem comentario

Dia Nacional da Poesia

A Academia de Escritores do Litoral Norte – RS celebra o Dia Nacional da Poesia e a Memória de Carlos Drummond de Andrade

Em 31 de outubro de 1902 nascia, em Itabira-MG, aquele que viria a se tornar um dos maiores e mais populares poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade. Além de poeta, contista e cronista, também escreveu livros infantis. É considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo Brasileiro, embora sua obra não se restrinja a formas e temáticas de movimentos específicos.

Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como a utopia socialista, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época. As características formais e estilísticas de sua obra também são vastas, destacando-se, por vezes, o dialeto mineiro.

Entre poesia, crônica, prosa, infantis e antologias poéticas, Drummond publicou mais de seis dezenas de obras, com características de caráter enigmático, romântico, de face social, irônico e humorado, seus escritos se consolidam atemporais, mantendo-se extremamente atuais, mesmo depois de trinta e quatro anos passados de sua morte, em 17 de agosto de 1987, aos oitenta e quatro anos.

Em sua memória, a presidente Dilma Rousseff, em 3 de junho de 2015, sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. Projeto de Lei sugerido pelo senador Álvaro Dias, aceito para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de Outubro, data de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

“Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo.” Carlos Drummond de Andrade.

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!


três − 2 =