jul 27, 2015 - Últimas Notícias    Sem comentario

Anderson Costa lança livro em Osório

O escritor Anderson Alves Costa estará lançando seu novo trabalho, Pedagogia da Prática, dia 31 de julho, às19h30min no Espaço Cultural Conceição, em Osório.

O livro Pedagogia da Prática: a Politecnia e a Pesquisa docente e discente na Escola aborda a prática e a vivência do autor, que é professor de Seminário Integrado e de Língua Portuguesa na Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural), em Osório, bem como reflexões sobre a relação dialógica docente/discente no atual modelo de ensino de ensino médio no RS, com a implantação do Ensino Médio Politécnico, em que a pesquisa é usada como princípio pedagógico.

Pedagogia da Prática a Politecnia e a Pesquisa docente e discente na Escola_Anderson Alves

Para a professora Angelita Rocha, “este livro não traz utopias. Ao contrário, procura demonstrar o quanto a realidade do professor/educador pode ser saborosa, se devidamente apreciada.”. Estamos sedosos por respostas, mas esquecemos de que são as perguntas que nos movem. Seguindo essa linha de raciocínio, o professor Carlos Dalpaz escreveu que “a Pedagogia da Prática chega num momento que precisávamos parar, e refletir sobre nossa caminhada até aqui, passa¬dos os primeiros três anos. No livro que ora dedicamos estas linhas escritas, podemos perceber um docente preocupado não só com seu fazer pedagógico, mas também com seus colegas educadores.”.

A experiência de Anderson Alves Costa em sala de aula – enriquecida com desafios e recompensas –, aqui representada por registros prático-teóricos, contendo relatos de experiência motivadores, os quais servirão e muito de inspiração professores educadores. Além de textualização e formatação, de estudos linguísticos e gramáticos, o autor, com os demais colegas professores, é responsável por ministrar aulas voltadas ao ensino dos processos de investigação científica e de produção de textos técnicos, como ensaios e artigos científicos. Por isso, o conteúdo aqui expresso não é fruto de teorias fragmentadas, e sim de uma prática registrada constantemente em pequenos caderninhos, que culminou na elaboração de seis belos ensaios.

Neste livro, que mais parece um relato de experiência pela forma como os temas são tratados, encontrar-se-ão textos que elucidam discussões sobre o professor que precisa ser pesquisador/autor; os desafios de planejar de forma coletiva e interdisciplinarmente, mesmo sem tempo e espaço disponíveis para discutir/ressignificar saberes e práticas; a leitura na era tecnológica; o constante diálogo entre o professor mediador e o jovem pesquisador em busca do saber integrado; o Ensino Médio Politécnico e seus processos avaliativos; e sobre a importância dos projetos artístico-pedagógicos e de pesquisa no ensino básico.

Segundo o professor Dr. Adelar Hengemühle, que fez o prefácio, “o lançamento desse livro não é por acaso”, porque o autor “vive a prática docente e a partir de sua experiência reflete o pensamento teórico.”.

Pedagogia da Prática ajudará a iluminar a caminhada dos professores, os quais convivem atualmente com os novos – e diversos – paradigmas educacionais, sendo o mais contundente atender este jovem contemporâneo sem se desfazer de suas convicções. Este livro não tem o objetivo de trazer novas teorias, mas de suscitar discussões na instituição de ensino onde atuam os professores, o que é primordial para se construir uma escola ideal, em que todos têm espaço para refleti-la e vivê-la o que de melhor ela poder oferecer na prática.

Fonte: Divulgação/All Print Editora

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!


− 1 = sete