ago 20, 2019 - Últimas Notícias    Sem comentario

Acadêmica Leda Soares recebe a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha

Na tarde do dia 19 de agosto, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Leda Saraiva Soares recebeu a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho.

Professora, Escritora e Historiadora, Leda fora a pioneira na pesquisa histórica do litoral gaúcho e suas obras ajudam a contar a história da população norte-litorânea. Além disso, é expressivamente significativa sua contribuição à educação e a formação de leitores na cidade de Tramandaí, onde lecionou e dirigiu a Biblioteca Pública.

A proposição da medalha foi realizada pelo Deputado Estadual Gabriel Souza, natural de Tramandaí, que, ao entregar a medalha, destacou: “Leda é uma mulher que orgulha o Rio Grande do Sul”.

Entre outras falas, ao relembrar a trajetória da escritora, o parlamentar enalteceu que “[Leda] acredita no poder da educação e sabe que investir no conhecimento, nos livros e na história é dar suporte para que o Estado avance”.

“Quem luta pela cultura tem que ter muita coragem. Não é fácil editar um livro, enfrentamos muitas dificuldades, mas lutamos incansavelmente pela cultura litorânea”. Afirmou Leda, bastante emocionada.

Em sua fala, a acadêmica compartilhou a homenagem com sua família, filhos e netos, colegas da Academia de Escritores do Litoral Norte – RS e, em especial, com seu marido, o Dr. Noel Soares, companheiro de vida, que esteve ao lado da esposa durante toda a sua fala.

Sempre incentivando a leitura, ela entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara, um kit com exemplares de suas obras e de obras coletivas em que tem co-autoria, entre elas as antologias da AELN, a fim de que sejam incluídas no acervo da Biblioteca da Casa.

leda

leda2 leda3 leda4 leda5 leda6

Fotos: Galileu Dilemburg.

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!


dois × 1 =